Sul do RJ tem quatro casos suspeitos do novo coronavírus, diz Secretaria de Estado de Saúde


A Secretaria de Estado de Saúde divulgou na tarde desta quarta-feira (4) os números atualizados sobre casos suspeitos do novo coronavírus no Sul do Rio de Janeiro. Foram registrados quatro suspeitas na região. Outras quatro já foram descartadas. Os pacientes são de Barra Mansa, Resende, Valença e Volta Redonda. Os dados são atualizados diariamente.

Uma moradora de Barra Mansa deu entrada no Hospital Municipal São Francisco de Assis, em Porto Real — cidade vizinha — com suspeita de contaminação pelo vírus. De acordo com a prefeitura de Porto Real, a mulher tem 54 anos e foi encaminhada à unidade médica da cidade depois de ser atendida no posto de saúde do distrito de Floriano, em Barra Mansa, onde relatou que tinha sintomas da gripe e que viajou recentemente para a Itália.

A mulher realizou todos os exames clínicos e laboratoriais. Ela está em casa, em isolamento. Em Resende, a Secretaria de Saúde foi notificada que uma pessoa teve contato com um viajante e teve material coletado para análise e levado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (LACEN-RJ). O paciente está em isolamento domiciliar e com acompanhamento diário.

Segundo as informações da Prefeitura de Valença, a paciente é uma mulher, que deu entrada na Unidade de Pronto Socorro de Valença com sintomas respiratórios, relatando ter passado por um país que está na lista de risco da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A prefeitura informou ainda que seguiu o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e que o material da paciente foi coletado e enviado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (LACEN-RJ).

A paciente de Volta Redonda é uma mulher, de 33 anos, que viajou para o exterior e apresentou sintomas respiratórios leves, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Ela está em casa e sendo monitorada pela equipe da vigilância epidemiológica do município e aguarda o resultado do exame.

Dicas de Prevenção

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos:

  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Fonte G1

13 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now