RJ confirma mais 5 casos do novo coronavírus e total de infectados chega a 8


A Secretaria Estadual de Saúde informou nesta segunda-feira (9) que o Rio de Janeiro chegou a 8 casos confirmados do novo coronavírus. Outros 123 casos suspeitos são monitorados.


O balanço do Ministério da Saúde desta segunda ainda não considera estas confirmações. Ministério adota critério da OMS que amplia busca por casos suspeitos de novo coronavírus São seis casos na capital, um em Barra Mansa, no Sul do Estado e o primeiro em Niterói, na Região Metropolitana.

Os novos pacientes são três homens (de 27, 42 e 70 anos) e duas mulheres (de 56 e 61 anos) que residem em Niterói (1) e Rio de Janeiro (4). Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável.

Os pacientes retornaram de viagens à Europa, entre os dias 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas.


Quatro deles recorreram à rede de saúde particular e um recebeu atendimento médico domiciliar. Durante o fim de semana, tinham sido confirmados os dois primeiros casos na capital - ambos em moradoras da Zona Sul da cidade, que tinham viajado para a Itália.

“Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, disse Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde, em texto divulgado pelo órgão.

O secretário diz ainda que técnicos da SES analisam o comportamento do vírus no Hemisfério Sul, como grau de transmissibilidade e letalidade.


Fonte G1

12 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now