Retrospectiva Centro Sul 2018: Janeiro



O fim de ano está chegando e com ele vêm as análises, reflexões e retrospectivas de mais um ciclo que se encerra. E aqui no Centro Sul Notícias não será diferente. Nesta última semana do ano relembraremos as principais notícias e eventos que agitaram nossa cidade e região, começando pelo festivo mês de Janeiro com os aniversário do prédio onde está localizado o Fórum Municipal e também do tradicionalíssimo Clube da Terceira Idade.


Prédio histórico que abriga o Fórum de Paraíba do Sul comemora 120 anos de existência em 2018


O prédio que abriga a sede do Poder Judiciário de Paraíba do Sul completa em 2018 cento e vinte anos de existência. No final do Império, o Foro da cidade era conhecido na corte pelos importantes inventários processados. A grande atividade forense atraiu muitos advogados para esta comarca, que a princípio utilizada o Palácio Tiradentes (sede da Câmara Municipal) como Fórum.


Personagens de renome instalaram suas bancas de advocacia nos pontos principais da cidade. Entre eles, o Dr. Cândido Mendes de Almeida, que em 1864 mantinha sua banca de advogados na Rua dos Mineiros nº 12.


O prédio que abriga até os dias atuais o Fórum só foi construído em 1898 no terreno doado ao Estado pelo então prefeito da cidade, Dr.º Leopoldo Teixeira Leite. Localizado na atual Rua Alfredo da Costa Mattos Júnior, o prédio de grande porte é um dos mais antigos da cidade e mantém suas características atuais. Este ano, comemora 120 anos.


Clube da Terceira Idade realiza baile em homenagem aos 185 anos de Paraíba do Sul


Estivemos também na abertura do Carnaval 2018 de Paraíba do Sul. O ato aconteceu na sexta-feira às 21h e contou com a presença da população em geral. Realizado no coreto, o Rei Momo recebeu das mãos do prefeito Doutor Alessandro a chave da cidade. Também participaram da abertura a vice-prefeita Mariangela, o vereador André Aguiar – Dedé – o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Marcelo Brum, e o presidente da Fundação Cultural, Romualdo Rocha.

3 visualizações