Jovem de Barra do Piraí com paralisia cerebral faz campanha online para comprar cadeira de rodas

Atualizado: Mar 25


Um jovem de Barra do Piraí, no Sul do Rio de Janeiro, tem paralisia cerebral e fez uma campanha online para comprar uma nova cadeira de rodas. Gabriel Arantes não fala, mas mesmo assim conseguiu indicar para a família como arrecadar dinheiro que ele precisa através da internet.


A Ana Paula, mãe do Gabriel, conta que ele ficou com paralisia cerebral depois de complicações no parto. Isso já faz 20 anos. Durante esse tempo, foi preciso muita dedicação para cuidar do filho. "[Ele] não come com a mão dele, não tem coordenação motora...", contou.


O jovem tem muitas limitações físicas, mas entende tudo o que se passa ao redor e tem personalidade para dizer o que sente e expressar suas vontades. Ele criou um jeito de se comunicar movimentando a cabeça e os olhos.


"Com a convivência com a Gabriel a gente já sabe bastante as coisas que ele gosta, coisas que ele não gosta, quando ele está brigando com alguém ou quando ele está chamando alguém. Ele mostra tudo com o olhar", disse a irmã, Paola Arantes.


E foi se comunicando dessa maneira que o próprio Gabriel indicou à família a solução para conseguir o dinheiro para comprar a nova cadeira de rodas. Ele é tão atento a internet que descobriu uma forma de pedir doações online.


"Sempre que o Gabriel quer ir para a internet tem alguém auxiliando do lado dele. Com o olho ele pede [o que quer ler], fazendo a varredura. Existe um programa que é uma varredura", contou Ana Paula. E foi através desse programa que ele achou um site especializado em arrecadar doações para quem precisa.


A cadeira de rodas que o jovem usou por 7 anos já ficou pequena para ele. A nova cadeira feita para portadores de paralisia cerebral custa R$ 14 mil. Por meio do site a família já conseguiu metade do valor necessário. Uma parte do dinheiro veio com a venda de camisetas.


O Amaury Arantes, pai do Gabriel falou sobre o que sentiu pelas pessoas que já ajudaram com doações: "Gratidão! Quero pedir a Deus que continue abençoando essas pessoas, continue dando muita saúde", ele disse.


Ana Paula explica por que a nova cadeira de rodas é tão importante para o Gabriel. "É uma cadeira adaptada. Precisa de colete, o assento dele, precisa da amarração nos pés. E o mais importante da cadeira é colocar o Gabriel sentado em um ângulo de 90°, então essa cadeira é muito importante para a gente dar uma postura, uma qualidade de vida para ele", finalizou.


Quem quiser ajudar o Gabriel pode acessar o site de doação.


Fonte G1

12 visualizações