Defesa Civil e INMET divulgam orientações sobre chuvas no estado


O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro publicaram nesta terça-feira (7) um aviso de alerta Laranja na Região: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas para toda semana.

A previsão é que apenas no domingo (12) fique sem chuva pela região Sul Fluminense, ainda sim o alerta Laranja no estado do Rio se estende até lá.

O alerta Laranja é caracterizado por Perigo Potencial: Situação meteorológica potencialmente perigosa. Deve-se ter cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. O INMET sugere que as pessoas mantenham-se informadas sobre as condições meteorológicas previstas para que não corram riscos desnecessários.

Segundo a Defesa Civil de Três Rios, de domingo (5) para segunda-feira (6) foram feitas vistorias preventivas, mas nenhum caso de urgência foi solicitado. Os agentes reforçam sobre as ações recomendadas em caso de chuvas fortes:

  • Evite enfrentar o mau tempo;

  • Observe alteração nas encostas;

  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte Entre Rios Jornal

7 visualizações