André Salgueiro concede entrevista ao Centro Sul falando sobre o trabalho feito com a juventude

Atualizado: Mar 24


Milhares de jovens participaram de ações da Superintendência Municipal de Juventude em 2019. E o popular Maninho GDF, representando o portal Centro Sul Notícias entrevista hoje o Superintendente Municipal de Juventude, André Salgueiro, para fazer um panorama sobre seu trabalho frente ao setor, que começou a funcionar em Novembro de 2018.


Maninho: André, o que é e como surgiu a Superintendência Municipal de Juventude de Paraíba do Sul?

André: Primeiramente obrigado pelo espaço, Maninho. A Superintendência foi criada pelo prefeito Doutor Alessandro com a missão de ser um setor de direcionamento e inclusão das políticas públicas oferecidas pelo governo aos jovens de 15 a 29 anos do município. Mediante ela, nós interligamos todas as ações setoriais aos jovens da cidade e também realizamos iniciativas próprias.


Maninho: Como você observa a adesão e participação do jovem nos projetos e nas políticas públicas oferecidas?

André: Saldo muito positivo. Nossa primeira etapa frente à Superintendência foi diagnosticar as segmentações. Hoje, a cidade possui zoneamentos de concentrações de jovens e nós precisávamos chegar com as políticas públicas até eles. Para proporcionar isso, reunimos as lideranças desses grupos concentrados, fizemos inclusão, demos empoderamento, oferecemos apoio e passamos a ter comunicação com eles. E são eles que ofertam as políticas públicas e aqueles que possuem interesse participam.


Maninho: Poderia exemplificar melhor essas segmentações de jovens?

André: Sim. É simples! Os jovens se reúnem com jovens que gostam das mesmas coisas. Os skatistas, os rapers, os funkeiros, os evangélicos, os católicos, os militantes estudantis, os de matriz africana, os LGBTQ+, os rockeiros, os desenhistas, os estudantes, enfim, são exemplos de tribos de jovens da nossa cidade. Hoje, nós organizamos esses segmentos e temos entrada em todos eles pra atender suas necessidades.


Maninho: Você tem noção de quantas pessoas jovens participaram das ações oferecidas e desenvolvidas pela Superintendência em 2019?

André: Considerando que o IBGE nos diz que Paraíba do Sul tem pouco mais de 9 mil jovens entre 15 a 29 anos, eu creio que alcançamos pelo menos a metade disse. Pelo seguinte! Só na rede estadual nós temos 3 mil estudantes e nós já oferecemos projetos a todos os cinco existentes. Fora isso, todos nossos projetos sempre foram muito exitosos e cheios. Podemos concluir que, pelo menos, 4.500 jovens participaram de alguma ação que nós oferecemos e isso é um resultado espetacular.


Maninho: Poderia nos citar quais projetos foram realizados?

André: Vamos aos principais! Somente em cursos de qualificação, emitimos 954 certificados em um ano. Realizamos cinco Festivais do Passinho, o “Juventude na Praça”, uma grande Mostra Cultural, a Semana Municipal da Juventude, 19 palestras em redes de ensino, criamos 08 Grêmios Estudantis e fortalecemos vínculos com outros cinco, oferecemos apoio a todos projetos das segmentações, criamos uma oficina de desenho que é um sucesso, oferecemos preparação para o ENEM, impulsionamos o Parlamento Juvenil, dentre tantas outras pequenas e médias ações que deram muito certo.


Maninho: Qual projeto você considera mais importante no contexto do que foi realizado?

André: Todos são importantes e possuem um objetivo. Porém, nossa prioridade são direcionadas nas políticas públicas de transição pra vida adulta, que eu considero as mais importantes. E quando a gente fala nisso, entra a questão da qualificação e da provocação no jovem da necessidade de organizarem seu futuro e se descobrirem profissionalmente. Por conta disso, a gente incentiva muito nossos cursos de aperfeiçoamento. Oferecemos curso de Gestão Pública, Cidadania, Atendimento ao Cliente, Dicção e Oratória, Empreendedorismo, Finanças, Redes Sociais e Marketing Pessoal, Currículo e Entrevista de Emprego, Desenho, enfim. Nossa missão é o conhecimento e o melhoramento do currículo pra que o jovem tenha oportunidade de vencer o tabu do primeiro emprego. Graças a nossa parceria com a Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RJ) e com a Faculdade Redentor nós conseguimos proporcionar esses cursos.


Maninho: Quais são as expectativas para 2020?

André: Nós estamos finalizando nosso calendário programático e estou muito otimista. Nosso prefeito prioriza saúde e educação e a juventude está diretamente ligada a isso. O jovem bem cuidado melhora seu rendimento escolar, sai das drogas e do sedentarismo e com isso nossa saúde economiza também. Teremos um Janeiro bem legal e um ano abençoado por Deus com muitas realizações.


Maninho: Um espaço aqui pra você deixar suas considerações finais.

André: Quero agradecer todos jovens, pais e pessoas que acreditam no nosso trabalho. Agradecer Paraíba do Sul por abraçar nossas políticas públicas. Dizer que nosso objetivo é consolidar um setor forte pra que dure pra sempre dentro da municipalidade. O jovem precisa muito ter um setor que corra atrás de avanços pra sua vida e isso é uma bandeira do governo municipal. No mais, quero agradecer ao Maninho GDF, meu amigo, pelo convite e toda equipe do Centro Sul Notícias. E desejar um Feliz Natal, um Ano Novo abençoado por Deus e muitas felicidades pra população de nossa cidade.

43 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now