CentroSul Notícias
 
Notícias- Expediente- Contatos 
 
 
Notícias
Dia do Folclore é comemorado por alunos municipais em Paraíba do Sul
Publicado por:   em 24/08/2017

Escolas municipais de Paraíba do Sul participaram das comemorações ao Dia do Folclore no Theatro Municipal Mariano Aranha no dia 22 de agosto, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação Cultural.

Foram realizadas diversas danças típicas como “Dança da Saia” e “Dança Caribó”, exposição de trabalhos dos alunos com tema “Folclore”, participação da quadrilha Maria Bonita.

“Essa parceria entre cultura e educação é muito importante porque valoriza o que as escolas fazem e quando você traz para outro público ver você traz as características de cada comunidade para um lugar aberto para todo mundo vê”, relatou a coordenadora pedagógica da educação, Ana Ferreira.

“Eu quero agradecer o apoio do prefeito Doutor Alessandro e a secretaria de educação, dizer que é muito importante essa parceria entre educação e cultura. Fizemos apresentações lindíssimas, todos os alunos participaram, foi fantástico”, afirmou o presidente da fundação cultural Lael Rocha.

folclore brasileiro é fruto da união dos aspectos das culturas indígena, africana e europeia. No Brasil, os principais folcloristas e estudiosos sobre o tema são Renato Almeida (1895-1981), Mário de Andrade, (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).

Foram esses folcloristas que no século XX ampliaram o conceito de folclore e de cultura popular no Brasil. Eles deram ênfase às áreas da etnografia, etnologia e antropologia cultural, em detrimento da visão europeia. O folclore brasileiro é composto de lendas, danças, canções, brincadeiras infantis e festas populares.




Galeria  de Fotos
    Não existem fotos cadastradas para essa notícia!

 
 
Publicidade
Todos os direitos reservados, site desenvolvido por